Mamoplastia ou mastopexia? Qual devo fazer?

As cirurgias plásticas nas mamas estão entre as mais realizadas no Brasil e os três procedimentos de mamas mais buscados são a mamoplastia de aumento, a redução mamária e a mastopexia. Ainda assim, tem muita gente que confunde a mastopexia com os outros procedimentos.

É muito comum nos consultórios as pacientes chegarem com o desejo de realizar uma mamoplastia e sair com a certeza que o seu objetivo verdadeiro só vai ser alcançado com a mastopexia. A confusão, no entanto, é justificável. Embora sejam procedimentos distintos, a mastopexia é comumente realizada em conjunto com as mamoplastias, tanto de aumento quanto a redutora, para gerar resultados melhores.

A grande diferença entre os procedimentos é o objetivo. A mastopexia, ou lifting mamário, é realizada para elevar os seios e reduzir a flacidez, além de permitir a remodelação das aréolas. As principais candidatas ao procedimento são mulheres que apresentam ptose mamária ou flacidez, muito normal após perdas de peso ou gestação. No entanto, esse procedimento não altera o volume dos seios de maneira significativa. É claro que pequenas alterações podem acontecer devido aos tecidos que podem ser retirados durante o procedimento, mas não são significativas.

As mamoplastias são as cirurgias para aumentar o volume, sem, necessariamente, mudar a forma de maneira significativa. É evidente que algumas alterações poderão ser percebidas, seja por conta da prótese de aumento, seja por conta da remoção de pele e gordura retiradas na redução. No entanto, de maneira geral, a mudança de volume da mamoplastia não vem, automaticamente, associada à elevação e fim da flacidez.

Por isso, é muito comum as pacientes associarem os procedimentos. Portanto, se seu objetivo é apenas levantar os seios, a cirurgia para você é a mastopexia. Agora se você pretende alterar o volume, o ideal é a mamoplastia. No entanto, é sempre bom considerar a associação das cirurgias, para resultados ainda mais satisfatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *