Roger Vieira - Doctoralia.com.br OUTUBRO ROSA - Roger Vieira
Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

OUTUBRO ROSA

Todos os anos, no Brasil e no mundo, realiza-se a Campanha Outubro Rosa, destinada ao controle, conscientização e prevenção do câncer de mama, uma doença que ainda atinge muitas mulheres.

Assim como outras doenças, o câncer de mama pode ser evitado a partir de uma medida simples: a prevenção.

QUANDO FAZER UMA MAMOGRAFIA?

Como estamos no Outubro Rosa, nada melhor do que falar quando o principal exame para detecção do câncer de mama deve ser feito.

A mamografia deve ser feita anualmente em mulheres a partir dos 40 anos, mas, em casos de doença na família, é aconselhável realizá-lo a partir dos 35 anos.

Vale lembrar que a prótese de silicone não interfere na realização do exame, por isso, mulheres com silicone, podem e devem realizá-lo.

OPÇÕES CIRÚRGICAS PARA REPARAR AS MAMAS

Muitas vezes o tratamento para o câncer requer a retirada de um ou ambos os seios. No entanto, graças às técnicas de reconstrução mamária, essas mulheres não precisam ficar sem os seios.

A seguir saiba um pouco mais sobre cada uma das técnicas:

  • Próteses de silicone: nada mais é do que implantar próteses de silicone, exatamente como na mamoplastia de aumento.
  • Expansores cutâneos: são pequenas bolsa de silicone que são colocadas sob a pele e expandem ao serem preenchidas com soro fisiológico. Os expansores podem ser definitivos ou posteriormente substituídos por próteses de silicone.
  • Transferência de pele: consiste em usar retalhos de pele de outras partes do corpo para reconstruir o seio.

COMO FAZER O AUTOEXAME

  • Primeiro, diante do espelho e com os braços abaixados, observe seus seios. Depois coloque as mãos na cintura e, por último, coloque as mãos atrás da cabeça. Fique atenta ao tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção. Preste atenção em qualquer alteração.
  • Em pé: durante o banho, usando um sabonete para deslizar, toque os seus seios seguindo os seguintes procedimentos: levante o braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça, com a mão direita, examine a mama esquerda. Dividindo o seio em partes, analise cada uma delas com a ponta dos dedos. Em seguida, sinta a mama com movimentos circulares de cima para baixo. Depois repita os movimentos na outra mama. Não se esqueça das axilas e dos mamilos.
  • Deitada: coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita, sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma pressão leve. Comece apalpando a metade externa da mama e depois as axilas. Faça o mesmo movimento na mama esquerda.
  • Caso perceba qualquer alteração em seus seios procure um médico para realização de exames clínicos e detalhados.

O diagnóstico precoce do câncer de mama pode estar nos seus dedos! Não deixe de fazer o autoexame das mamas todos os meses, por volta do quinto dia após a menstruação.

SOBRE O MOVIMENTO

A campanha Outubro Rosa nasceu, em 1991, na cidade de Nova York com uma “corrida pela cura” do câncer de mama. Com o passar dos anos, a campanha alcançou o mundo inteiro e diversas instituições internacionais que lutam contra a doença resolveram aderi-la.

No Brasil, o movimento chegou em 2002, quando um monumento em São Paulo foi iluminado de rosa no dia 02 de outubro. Desde então, a campanha é realizada anualmente em todo o país para conscientizar sobre a importância da prevenção contra essa doença tão cruel.

Apesar de curável, o câncer de mama ainda é o câncer que mais mata mulheres no mundo e não há remédio melhor que a prevenção.