Mentoplastia

Procedimento cirúrgico que remodela o queixo utilizando-se implantes (aumento), substâncias preenchedoras ou o próprio osso.
A Mentoplastia mais comum é aquela que visa a corrigir o retro posicionamento e se baseia na inclusão de uma peça de silicone, geralmente pré-moldada. Existem casos de retração significativa da mandíbula que não podem ser corrigidos por esse procedimento e que necessitam de cirurgias mais complexas com remodelações e avanços ósseos.
Indicação:
Pacientes que se sentem desconfortáveis devido a uma face de aparência convexa ou que possuem queixo retraído.
A Cirurgia
A cicatriz pode ser interna, resultante de uma incisão intraoral, ou externa, resultante de uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação da melhor via de acesso.
Anestesia
Geralmente anestesia local com ou sem sedação. Quando associada a outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de ser realizar o ato cirúrgico sob anestesia local ou sob anestesia geral.
Duração da cirurgia
Normalmente, em torno de 60 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Lembra-se que o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá te informar quanto ao tempo total.
Período de internação
Geralmente, é realizada em regime ambulatorial, recebendo alta no mesmo dia.