Ginecomastia

Ginecomastia é o aumento das mamas em homens. Esta condição pode atingir cerca de 30 a 40% da população masculina, principalmente os adolescentes. É causa importante de vergonha e inibição.
Indicação:
Homens que apresentam aumento mamário ou mamas “feminizadas”, geralmente após os 18 anos de idade, em decorrência de alterações hormonais do próprio crescimento, perda excessiva de peso, envelhecimento ou uso de hormônios anabolizantes.
A Cirurgia
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, geralmente sob anestesia local com sedação e duração aproximada de 1 hora e meia.
Existem três tipos de ginecomastia: a “verdadeira“, a “falsa” e a “mista”.
A “verdadeira” é aquela provocada por um crescimento benigno da glândula mamária. A “falsa“, pelo excesso de tecido gorduroso localizado. E a “mista“, por sua vez, resulta de uma associação dos dois fatores. Um Ultrassom de mamas será́ solicitado para confirmar e diferenciar esses tipos, servindo de orientação para a técnica operatória.
As ginecomastia verdadeiras são tratadas através de um corte pequeno em forma de semicírculo na parte inferior da aréola, o que não deixa a cicatriz aparente e fica praticamente invisível com o tempo. O cirurgião retira a glândula de consistência dura e aumentada, que deverá ser examinada por um patologista.
Nos casos de ginecomastia gordurosa ou mista, a cirurgia pode ser feita com auxílio de lipoaspiração da gordura mamária e uns casos de variação mista, cicatrizes mais extensas poderão ser necessárias.
Perguntas Frequentes
- Evite esforços nos 15 primeiros dias.
- Não movimente os braços em excesso.
- Não se exponha ao sol por 3 meses.
- Siga rigorosamente as prescrições médicas.
- Alimentação normal.
- Inicie as drenagens linfáticas no período recomendado.