Ritidoplastia

Ritidoplastia significa tratamento cirúrgico das rugas, um procedimento que visa restaurar a harmonia e jovialidade da face. Com o envelhecimento, a pele e suas estruturas vão perdendo elasticidade e se tornando cada vez mais flácidas. Esta condição é traduzida em excessos de pele, sulcos acentuados, rugas de expressão, perda de contorno da mandíbula e do pescoço. A técnica operatória deste verdadeiro Lifting facial permite que se tracione a pele e suas estruturas profundas de forma a restaurar a posição que ocupavam durante a juventude.
Indicação:
Pacientes que apresentam graus significativos de flacidez na face. Este quadro se traduz por excessos de pele visível, queda de estruturas como sobrancelhas e pálpebras, surgimento de rugas (frontais, glabelares, “pés de galinha”), sulcos acentuados (“bigode chinês”, “linha da marionete”) e perda do contorno natural, com má definição de estruturas como o arco da mandíbula e malares (maçãs do rosto).
A Cirurgia
Realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação ou anestesia geral. Duração aproximada de 4 a 6 horas. Dependendo da localização e do grau de flacidez, podemos propor 3 métodos:
Lifting de 1/3 superior (Frontal):
Técnica é usada para casos de rugas glabelares, frontais e queda dos supercílios. É realizada uma incisão no couro cabeludo ou na linha do cabelo pela qual toda a pele é descolada com as estruturas profundas, possibilitando o tratamento dos músculos além de tracionar e ressecar o excesso de pele. Pode ser realizada por videoendoscopia.
Lifting de 1/3 médio:
Técnica usada para rugas na região dos olhos, nariz e boca, tais como os pés de galinha, marionete e o bigode chinês. É realizada uma incisão que se inicia dentro do cabelo ou na linha anterior da costeleta e se prolonga inferiormente à orelha, até circundá-la posteriormente. Por essa incisão a pele é descolada, tracionada, seu excedente removido, juntamente com o reposicionamento das estruturas profundas para nova definição dos contornos da face.
Lifting de 1/3 inferior (pescoço):
Usada para casos de flacidez por excesso de gordura e pele abaixo do queixo e do pescoço. Neste as incisões iniciam-se na parte anterior da orelha e terminam na linha capilar do pé do cabelo. A pele do pescoço é descolada, tracionada, seu excedente e o excesso de gordura removidos e as estruturas profundas reposicionadas.
Perguntas Frequentes
Ocasionalmente poderá ocorrer discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésico de linha comum.