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Sono de beleza

Dormir bem é excelente em todos os sentidos. Além de fazer bem à saúde, descansar o corpo e a mente, uma boa noite de sonos é essencial para a beleza e a recuperação cirúrgica. 

Repousar é um dos cuidados mais importantes que temos de ter com nossa saúde. Dormir bem é importante para melhorar a função cardíaca, na recuperação celular, nas funções musculares, auxilia o corpo na perda de peso, ajuda no humor, deixa a pele mais bonita, além de ser extremamente importante em uma recuperação cirúrgica. 

A privação prolongada do sono pode causar problemas motores, confusão mental e até perda de memória. Além disso, o repouso é primordial para nosso corpo realizar muitos dos processos biológicos necessários à nossa vida. É no repouso, por exemplo, que nosso corpo consegue regular diversas das funções hormonais e celulares.

Sono e processos biológicos

Alguns processos fundamentais para nossa vida são realizados por nosso corpo quando estamos dormindo. Algumas das funções primordiais do sono são:

  • Preservação da função cardíaca (uma vez que no sono nosso coração se contrai 10 a 20 vezes menos a cada minuto)
  • Liberação do hormônio do crescimento (somente durante o sono nosso corpo libera adequadamente esse hormônio que, na vida adulta, serve também para a renovação das células epiteliais e encefálicas)

Sono e humor

Uma das substâncias liberadas por nosso corpo durante o sono é a serotonina, responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre neurônios e impedir o acúmulo de cortisol. Consequentemente, portanto, é fundamental na sensação de prazer, calma e relaxamento, aliviando os sintomas da depressão e ansiedade.

A falta de sono e a redução da produção da serotonina nos deixa mal-humorados, irritados, ansiosos e até depressivos, podendo trazer efeitos ainda mais graves em longo prazo. 

Sono e beleza

O sono é essencial para se manter uma pele bonita, para tonificar os músculos e perder gordura.

  • Pele:

    Entre às 22:00 e às 2:00, é quando, em repouso, nosso corpo produz a melatonina, substância responsável por neutralizar radicais livres e que favorece a saúde da pele.

  • Emagrecimento:

    A falta de sono reduz sua leptina e desacelera seu metabolismo, fazendo você sentir mais fome e queimar menos calorias.

  • Tônus:

    Dormir bem, além de produzir hormônios importantes para os músculos, ajuda na recomposição das fibras musculares essenciais para músculos bem definidos.

No entanto, a vida moderna, o estresse e o excesso de estímulos estão, cada dia mais, diminuindo a qualidade de nosso sono. Portanto, se você quer uma vida mais saudável, aqui vão algumas para uma boa noite de sono:

  • Evite álcool, nicotina e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates pelo menos por 4 horas antes de dormir.
  • Procure ir para a cama sempre no mesmo horário.
  • Cuide da temperatura do quarto. Temperaturas acima de 26ºC e abaixo de 18ºC não são confortáveis para o corpo.
  • Se alimente no máximo três horas antes de deitar para que a digestão seja feita completamente antes de dormir.
  • Coma alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos.
  • Se não conseguir dormir nos primeiros 30 minutos, não fique deitado na cama. Levante-se e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler, para ajudar a dormir.
  • Evite fazer anotações, ler ou assistir TV na cama.
  • Tome um banho morno
  • Evite pensamentos desagradáveis.
  • Pratique exercícios físicos regularmente, mas não se exercite pelo menos 3 horas antes de dormir.
  • Escureça o ambiente.
  • Evitar dormir durante o dia.
  • Relaxe física e mentalmente pelo menos 2 horas antes de dormir.
  • O quarto em que se dorme deve ser confortável, silencioso e escuro, preferencialmente sem carpetes ou outros materiais que acumulem poeira.

Agora é só relaxar e dormir para manter-se com um corpo bonito e saudável!